Bem vindo a Rocha Motores!

6 dicas para economizar energia e dinheiro em motores elétricos

motores elétricos

6 dicas para economizar energia e dinheiro em motores elétricos

A indústria está repleta de dicas sobre como economizar energia em motores elétricos. A maioria dessas dicas foca apenas em um tema, ou fornece apenas um ponto de vista parcial.

Abaixo listamos nossas dicas confiáveis ​​para o uso eficiente dos motores:

1. Medir

A frase “Se não pode ser medido, não pode ser melhorado” ainda é a declaração mais importante quando se trata de motores elétricos. Para obter o maior impacto, devemos entender claramente quais motores e processos estão consumindo mais energia. Isso permitirá que você direcione seus esforços e obtenha o retorno mais rápido do seu investimento.

2. Compreender o uso de energia

Os motores elétricos são dispositivos de conversão de energia, que convertem energia elétrica em energia rotacional e um pouco de calor.

É importante entender a diferença entre a velocidade do motor (velocidade de rotação) e a carga do motor (Torque). O consumo de energia de um motor está relacionado com velocidade e carga. Um motor lento com carga total consumirá mais energia do que um motor rápido sem carga.

Todas as cargas em um motor são uma combinação de uma ou mais forças e o tipo de carga determinará a melhor estratégia de economia de energia a ser usada.

3. Velocidade fixa ou velocidade variável

Tenha em conta que as aplicações são de velocidade variável, aquelas que devem permanecer em uma velocidade fixa e aquelas nas quais a velocidade pode ser reduzida.

Deve-se ter cuidado, pois reduzir a velocidade de algumas aplicações não reduzirá o consumo de energia.

Além disso, muitas aplicações, como moinhos, misturadores, cortadores etc. eles só funcionam corretamente na velocidade total do motor. Reduzir a velocidade neste tipo de aplicação pode danificar o equipamento ou afetar o produto final.

4. Desligue

Parece simples, mas a maneira mais eficaz de poupar energia é desligar o motor quando ele não estiver sendo usado.

Muitas vezes, a razão para não fazer isso é a percepção de que há maior gasto quando o motor é ligado. Isso pode ser aplicado para motores com partida direta em linha ou estrela-triângulo.

O uso de um soft starter reduz o desgaste em cada arranque, instalar um soft starter com as especificações corretas reduzirá o desgaste dos sistemas mecânicos e elétricos do motor em até 70%.

5. Design eficiente

Não faz muito sentido instalar os novos motores e equipamentos de alta eficiência se o sistema não for eficiente.

É muito importante estudar como nosso sistema funciona e determinar quando e onde o motor está fazendo trabalho desnecessário.

Por exemplo, muitos sistemas de bombas mais antigos foram projetados para funcionar continuamente com válvulas de purga. Muitas vezes, o uso de sensores, detectores de nível, PLCs e soft starters podem ser combinados para criar um sistema que inicia e pára automaticamente para atender à demanda.

Em instalações de bombas maiores, um sistema em cascata pode ser criado com soft starters e um único acionamento de velocidade variável para criar um sistema mais rentável com saída infinitamente variável.

O objetivo é criar um sistema em que o motor funcione apenas quando necessário, e se o motor precisar de arrancar / parar várias vezes em uma hora, instalar um arrancador suave é ideal para reduzir o desgaste.

6. reduza o desgaste pelo uso

Depois dos custos de energia, o tempo de inatividade é o seguinte custo mais alto para qualquer planta.

Um maior desgaste ocorre quando um motor elétrico arranca; as correntes e forças iniciais colocam grande tensão nos sistemas mecânicos e elétricos.

Para reduzir os efeitos prejudiciais, os soft starters devem ser usados ​​em todas as aplicações de velocidade fixa e isso aumentará a vida útil do motor.

O arranque suave também pode ser obtido usando variadores de velocidade variável, mas isso é menos eficiente e muito mais caro.

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais