Bem vindo a Rocha Motores!

Bomba hidráulica, o que é e qual sua importância para os negócios?

profissional medindo pressão da bomba hidráulica

Bomba hidráulica, o que é e qual sua importância para os negócios?

Mais conhecida como bomba de recalque, a bomba hidráulica é um equipamento que marca presença em sistemas que promovem o abastecimento de água, de gasolina ou qualquer outro tipo de líquido.

As bombas hidráulicas também podem ser encontradas em sistemas que promovam a refrigeração e o condicionamento do ar, executando o combate de enchentes, os serviços de embarcações, em sistema de irrigação, em deslocamento de produtos químicos, entre outras coisas.

O que é bomba hidráulica?

A bomba hidráulica nada mais é do que um equipamento rotativo que tem como função principal fazer com que a energia mecânica seja transformada em energia hidráulica em fluidos pressurizados que podem ter ou não a velocidade elevada fazendo com que o líquido seja mantido ou escoado com maior velocidade.

Qual é a função da bomba hidráulica?

Como a bomba hidráulica tem como princípio uma ação mecânica, esse mecanismo faz com que a bomba tenha em uma entrada um vácuo onde será formada uma pressão que tem o poder de forçar o fluido que está no tanque fazendo com que ele escorra pela linha de sucção.

Com isso, a bomba fará com que o fluido chegue até a saída devido a pressão do sistema hidráulico. Diferentemente do que muitos pensam, a bomba hidráulica tem o poder de disponibilizar fluxo e não pressão para que o líquido escoe pelos tubos.

Como a bomba hidráulica funciona?

Para que o sistema da bomba hidráulica entre em funcionamento, ela precisa contar com uma rotação mecânica, pois é esse mecanismo que criará um vácuo na entrada da bomba fazendo com que o fluido do tanque seja forçado para a parte interna do equipamento.

A bomba hidráulica possui um sistema que é capaz de fazer com que o fluido comprimido entre em ação. No entanto, isso só será possível com um óleo que é bastante fino, pois ele precisará ser bombeado para a parte interna do sistema.

Quais são suas aplicações?

As bombas hidráulicas podem ser encontradas em indústrias petroquímicas, de alimentos, farmacêuticas, em sistemas de captação de água, em empresas que comercializam gasolina, em embarcações, entre outros.

Tipos de bombas hidráulicas

Bombas de recalque podem ser classificadas e subdivididas levando em consideração o seu princípio de funcionamento. 

As chamadas bombas hidráulicas elétricas de deslocamento positivo estão presentes nas bombas alternativas que contam com diafragma, êmbolo e pistão e nas bombas rotativas que são denominadas como de engrenagens, de palhetas, de parafuso e lóbulos.

No caso das bombas rotativas, o seu movimento de rotação possibilitará que o escoamento do líquido aconteça sempre de forma contínua. Esse modelo não possui circulação interna e isso significa que os fluidos sempre transitam na parte da entrada direto para a saída.

As bombas de palhetas têm a possibilidade de ver o conjunto desses itens serem adequados conforme o eixo excêntrico que está na parte interna de um compartimento que está fechado.

Quando o eixo se move na cobertura, as pontas das palhetas são mantidas com a parte interna da superfície da caixa. Com isso, o óleo é disponibilizado no compartimento e levado até o ponto de descarga que as palhetas possuem e isso faz com que ele seja obrigado a sair.

As bombas de lóbulos também são classificadas como bombas hidráulicas. Os lóbulos giram e o movimento faz com que câmeras sejam produzidas. Essa ação faz com que seja possível aspirar e faz com que o produto se movimente e as partículas sejam quebradas.

As bombas de parafuso recebem o líquido por meio de suas extremidades a partir da rotação e dos filetes que são comuns nos parafusos fazendo com que o fluxo tenha constância e seja livre de pulsão de fluido.

Onde encontrar bombas, geradores e motores elétricos para indústria?

Com essas informações, temos certeza de que ficará fácil escolher entre as opções de bombas hidráulicas existentes. Todas essas opções, você encontra na Rocha Motores que é uma referência no mercado.Além das bombas, em nossa empresa que tem vários anos de experiência e que tem o melhor time, você ainda encontra: bombas flygt e motores elétricos tem alguma dúvida sobre os diferentes tipos de motores? Fale com um profissional!

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais