Bem vindo a Rocha Motores!

Principais exemplos de geradores elétricos e onde eles podem ser aplicados

exemplos de geradores elétricos

Principais exemplos de geradores elétricos e onde eles podem ser aplicados

Você sabe quais são os exemplos de geradores elétricos existentes, e em quais situações cada um deles podem ser aplicados?

Com o objetivo de te auxiliar no entendimento a respeito do funcionamento deste item e também do motor elétrico ou mesmo do motor monofásico, vamos com este post listar os principais tipos existentes.

Do mesmo modo, iremos demonstrar as suas vantagens e em quais situações estes podem ser, de fato, utilizados sem demais problemas.

Exemplos de geradores elétricos: o que são geradores elétricos?

Os geradores de energia tratam-se de equipamentos capazes de realizar a transformação de diferentes tipos de energia em energia elétrica.

Dessa maneira, são importantes ferramentas para garantir esta fonte de energia em situações onde esta possa vir a faltar por meios naturais.

Qual a função de um gerador elétrico?

Em suas atribuições, um gerador elétrico tem, por função, fazer com que a chamada tensão elétrica seja prolongada por espaços de tempo mais duradouros. Isso, por sua vez, fará com que o circuito elétrico nele envolvido não seja interrompido de maneira brusca ou mesmo inesperada.

Exemplos de geradores elétricos

A partir deste momento, falaremos de maneira especial de alguns exemplos de geradores elétricos, a fim de fazer com que você possa entender um pouco mais sobre cada uma das funções e aplicações de cada uma destas vertentes em particular.

Principais exemplos de geradores elétricos

Gerador mecânico

Assim como alguns tipos de resistência, o gerador mecânico, em sua estrutura, proporciona a transformação de energia mecânica em elétrica, tal como podemos observar no processo de funcionamento de um alternador de carros.

Gerador Químico

Por sua vez, o gerador químico é capaz de fazer com que a energia química possa ser convertida da mesma maneira em energia elétrica. Neste sentido, temos como exemplo o funcionamento e finalidade das pilhas, em seus diferentes modelos.

Gerador Térmico

Devido ao fato de suas configurações específicas, dentro do processo de funcionamento de um gerador térmico torna-se possível utilizar a energia térmica e passá-la para energia elétrica. Este processo ocorre, por exemplo, em situações onde temos a necessidade de utilização de turbinas a vapor.

Gerador Luminoso

O gerador luminoso, em sua aplicação converte a energia luminosa em energia elétrica, como nos casos onde temos a presença de placas solares.

Gerador Eólico

Também destinado a ter uma função específica, o gerador eólico faz com que a energia eólica possa ser transformada em energia elétrica, tal como podemos observar nos casos da existência de aerogeradores.

Gerador a diesel

Os geradores a diesel, em sua funcionalidade são capazes de, ao fazer com que um combustível seja queimado, este possa ser transformado em energia elétrica, como auxílio de equipamentos tais como um alternador.

Exemplos de geradores elétricos: principais vantagens de usar um gerador elétrico

Os benefícios que estão associados ao uso de um gerador elétrico podem, por sua vez, serem aproveitados tanto por residências quanto por empresas. Neste sentido, entre as principais vantagens deste cenário podemos citar:

  • Economia de energia;
  • Funcionamento constante;
  • Custo x benefício de aquisição atrativo;
  • Potencialização e manutenção da produtividade.

Posso ter gerador de energia na minha casa ou empresa?

Quando pensamos principalmente nos prejuízos que podemos ter em decorrência do desabastecimento elétrico, a resposta para esta pergunta é sim. Isso porque, entre outras coisas, estes equipamentos também proporcionam uma economia de energia, tornando-se essenciais para algumas realidades.

Profissionais em manutenção e fornecimento de soluções de energia

Por conta de suas particularidades, os processos de instalação, manutenção e fornecimento de soluções de energia provenientes de geradores e receptores elétricos devem ser realizados por profissionais preparados para tal atividade.

Tudo isso deve acontecer para que se evitem, entre outras coisas, prejuízos ou demais riscos.

Aqui, na Rocha Motores, você encontra uma equipe de profissionais que está devidamente preparada para a realização de instalação dos mais diferentes exemplos de geradores elétricos.

Além dos anos de experiência no mercado, temos também como diferencial a qualidade na prestação dos nossos serviços, como por exemplo a montagem e desmontagem de motes elétricos.

Entre em contato conosco, fale agora com um profissional e tenha a certeza de estar sendo assessorado(a) por uma empresa de referência em seu campo de atuação.

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais