Bem vindo a Rocha Motores!

Quando fazer a limpeza de motores elétricos? Descubra agora!

Limpeza de motores elétricos

Quando fazer a limpeza de motores elétricos? Descubra agora!

Quando pensamos na limpeza de motores elétricos, devemos ter em mente que esse procedimento ocupa o primeiro lugar na lista de manutenções que esse equipamento precisa ser submetido.

O bom funcionamento do motor é assegurado por meio da manutenção frequente. Ela deve ser realizada todo mês, pois assim o bom funcionamento do motor elétrico é garantido.

Durante o mês, é fundamental promover um monitoramento de todos os equipamentos, pois essa ação auxiliará no momento da manutenção e no apontamento de algum reparo, caso necessário.

A limpeza de motores elétricos é a melhor maneira de prolongar a vida útil desses equipamentos que são usados de forma intensa nas fábricas. A manutenção a que esses itens devem fazer compreendem: limpeza, lubrificação, relubrificação, retífica, colocação de graxa e de rolamentos.

Limpeza de Motores Elétricos

Como fazer a limpeza dos motores elétricos?

A limpeza geral deve ser executada de forma constante, pois tal medida evitará a presença de restos de poeira, óleos e outros detritos. O indicado é usar escovas ou panos de algodão.

Se a poeira que estiver no motor não for abrasiva, o ideal é promover a limpeza com o uso de jateamento de ar comprimido para depois retirar a poeira que ficou na tampa defletora. Depois, o pó acumulado deve ser retirado das aletas de refrigeração e das pás do ventilador.

A lubrificação também é um item importante no aumento da vida útil do motor elétrico, pois ela faz com que o sistema de mancais tenha maior durabilidade. Eles deverão ser limpos e passarem por minucioso exame dos rolamentos para depois receberem a lubrificação.

A lubrificação com graxa também deve acontecer nos rolamentos, pois esse cuidado é uma maneira eficaz de manter o equipamento protegido diante de corrosões e desgastes.

A relubrificação precisa ocorrer, porém é fundamental ficar bem atento ao que diz na placa que identifica o motor elétrico. A limpeza dos motores elétricos deve receber muita atenção no processo de nova aplicação de graxa, pois isso vai impedir que sujeiras entre no equipamento e como resultado, tragam danos sérios ao rolamento.

No entanto, de nada adianta limpar e lubrificar se a quantidade de graxa utilizada não for a correta e, se, a graxa escolhida não for de qualidade. Pois, se a lubrificação for feita com falhas ou em excesso, o motor elétrico pode ter seu rendimento prejudicado.

Caso os rolamentos necessitem de substituição, é fundamental recorrer a mão de obra especializada para tal serviço, porque isso vai assegurar que o motor elétrico funcione de maneira correta e possíveis danos sejam evitados.

Importância de manter a limpo

Para ter um bom funcionamento no setor industrial, é fundamental que os responsáveis pelos equipamentos acompanhem a forma como eles estão sendo usados e como a manutenção é executada. Pois, caso contrário, isso pode resultar em custos elevados e um longo processo parado o que impacta diretamente na produtividade sua fábrica e reduz os ganhos.

A ausência de manutenção ou um motor que foi muito recondicionado pode resultar em um consumo maior de energia elétrica em sua fábrica e isso não é nada positivo, concorda?

Por isso, entre em contato agora mesmo com a Rocha Motores e conheça nossos serviços especializados de limpeza de motores!

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais