Bem vindo a Rocha Motores!

Descubra o que é eletroímã e como pode ser usado

o que é eletroímã

Descubra o que é eletroímã e como pode ser usado

Você sabe o que é um eletroímã? Bom, trata-se de um dispositivo que se vale de corrente elétrica para fazer a indução de um campo magnético. Desde que foi criado para fins científicos, o eletroímã também se tornou uma das características comuns dos dispositivos eletrônicos, bem como em processos industriais. 

Você pode estar se perguntando qual é a diferença de um eletroímã e um ímã. O nome dá uma sugestão para a resposta: acontece que, diferente dos ímãs, os eletroímãs só vão mostrar atração magnética por outros objetos metálicos a partir do momento que ocorrer uma corrente elétrica por eles.

E quais são as vantagens disso? Inúmeras! A começar pelo fato de que com essa característica, é possível ligar ou desligar o poder de atração magnética quando você bem entender. E é justamente essa vantagem que faz dos eletroímãs os queridinhos das pesquisas, indústrias com os eletroímãs industriais ou seja lá onde as interações magnéticas são necessárias.

Quais são os tipos de eletroímãs que existem? 

A resposta para essa pergunta é a seguinte. Existem três tipos básicos de eletroímãs, são eles: resistentes, supercondutores e híbridos.

Começando pelos resistentes, trata-se de um eletroímã que conduz fios e cobre onde o campo magnético é bem mais forte. Isso porque é torcido em volta de uma parte de metal com ferro, gerando um campo magnético ao redor dessa placa. 

Já os super condutores trata-se de eletroímãs que servem para reduzir a resistência elétrica. Como? Bem, quando uma corrente atravessa uma placa de cobre, os átomos desse cobre vão influenciar nos elétrons da corrente. 

Sendo assim, esses eletroímãs supercondutores usam nitrogênio líquido ou então hélio líquido para criar temperaturas muito frias. Esse frio faz com que os átomos de cobre continuem fora do caminho e os eletroímãs continuam funcionando ainda que a energia já esteja desligada.

Os híbridos são eletroímãs que fazem a mesclagem entre resistentes e supercondutores, criando o melhor desses dois mundos. 

Eletroímas e a sua utilização na indústria 

Hoje em dia, há uma infinidade de aplicações dos eletroímãs. Seu uso vai desde máquinas industriais de grande porte como retíficas cilíndricas, por exemplo, até componentes eletrônicos de uma escala menor. 

São usados na aplicação de estradas de ferro, ou seja, na construção de ferrovias, são também utilizados no aquecimento por indução, em equipamentos musicais, enfim. 

Resumindo, os eletroímãs desenvolvem diferentes aplicações para as mais diversas situações que tornariam este texto em uma leitura infinita diante de tanta variedade.

Agora você está por dentro de tudo que remete ao assunto eletroímã. Sendo assim, pode perceber que os eletroímãs podem ser fundamentais para um processo que envolve o seu negócio, já que eles não se restringem somente às grandes indústrias, sendo úteis nas mais diferentes escalas de produção.

 Se você ainda tiver alguma outra dúvida sobre os tão falados eletroímãs ou então deseja fazer um orçamento de eletroímã, entre em contato com a Rocha Motores e tire todas as suas dúvidas além de encontrar a solução que você precisa.

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais