Bem vindo a Rocha Motores!

Problemas em motores elétricos: conheça as principais falhas

Problemas em motores elétricos

Problemas em motores elétricos: conheça as principais falhas

Assim como ocorre em diversos equipamentos, estamos sujeitos a passar por situações de problemas em motores elétricos. Podendo ser de diferentes complexidades, estes problemas afetam diretamente quem depende deles para a realização de suas atividades profissionais.

Para te ajudar a entender a respeito do impacto destes problemas, vamos, com este texto, explicar as principais falhas que podem acontecer nos motores elétricos. Isso para que você possa compreender quais as medidas devem ser adotadas em cada uma destas situações específicas.

Desbalanceamento de fases

Considerando-se que a maioria dos motores elétricos opera em um sistema de três fases (trifásico), ao apresentar falhas na distribuição de cargas de energia entre estas fases – principalmente quando sobrepõe as especificadas nos produtos – existe a possibilidade de um importante aumento em sua temperatura.  

Além disso, quando uma destas fases não apresenta conformidade, há também o risco de acontecer a parada inesperada dos motores elétricos. Isso porque, dentre outras coisas, esta desordem causa também alterações importantes nas configurações do circuito elétrico que os compõem.

Desalinhamento

Este problema ocorre em situações onde o rotor, que é o eixo responsável por acionar o motor, apresenta falhas de alinhamento em relação à sua carga.

Tal defeito faz com que, por exemplo, sejam aumentados, consideravelmente, tanto o desgaste de diversas peças quanto a vibração neste equipamento. Isso, por sua vez, resulta também em uma corrosão de alguns componentes em um curto espaço de tempo.

Sobrecarga operacional

Quando temos situações onde a capacidade de formação e geração de energia elétrica dos motores é ultrapassada, podemos ter um sobreaquecimento decorrente de uma maior exigência em seu torque.

Tal situação faz com que, por exemplo, exista um desgaste acentuado de diferentes componentes do motor, ocasionando assim sua parada, que em alguns casos pode ser permanente.

Desgaste do rolamento

Esta falha pode ser decorrente de diferentes pendências, tais como: excesso de carga, erros nos ajustes, ação do tempo e lubrificação ineficaz. Entretanto, como principais consequências de sua ocorrência, podemos destacar a parada inesperada do sistema elétrico dos motores.

Tensão no eixo

O eixo dos motores elétricos é confeccionado para suportar uma determinada carga de tensão, que, quando superada, pode vir a causar defeitos em seus rolamentos, principalmente no que diz respeito a perda de suas composições originais, como forma e demais metais.

Onde comprar os melhores tipos de motores elétricos?

Como vimos, existem diversos tipos de problemas em motores elétricos, sendo que tais problemas podem ser acentuados se estes equipamentos forem adquiridos considerando-se a origem e procedência duvidosas.

Sendo assim, podemos perceber que, os serviços de manutenção de motores elétricos se mostram cada vez mais essenciais. Isso porque são eficientes na busca por evitar que os processos produtivos de uma empresa sejam interrompidos repentinamente, causando assim grandes prejuízos tanto financeiros quanto técnicos.  

Está à procura dos melhores motores elétricos do mercado? Aqui, na Rocha Motores, você encontra motores elétricos de marcas de destaque. Entre em contato conosco, conheça nossos produtos, serviços e condições, e realize o seu orçamento!

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais