Bem vindo a Rocha Motores!

Motor Elétrico

Motor elétrico motofreio


Motor Elétrico


O motor elétrico é um equipamento que está presente em nosso cotidiano, pois ele está em diferentes tipos de máquinas.

No cenário industrial, é possível notar a forte presença dos motores elétricos em tratores, compressores e discos de corte, por exemplo. Já no contexto residencial, ele também se faz presente em geladeiras, liquidificadores, ventiladores e outros.

Por sua diversidade, é comum encontrar o motor elétrico industrial e geradores de emergência em ambientes domésticos, em empresas, indústrias e fábricas.

Os motores elétricos foram desenvolvidos com o foco de converter a energia elétrica em mecânica. Tal característica faz dele um item indispensável em todos os lugares. 

Na indústria, ele é utilizado, porque apresenta versatilidade em diferentes ocasiões, é fácil de ser limpo e de ser transportado.

Motor elétrico industrial sendo utilizado

Tipos de motores elétricos

De forma simples, os motores elétricos podem ser divididos entre: motores de corrente alternada, motores de corrente contínua e motores universais. 

É importante ressaltar que, dentre as principais diferenças entre estes modelos de motores, está o fato de serem classificados de acordo com o direcionamento da quantidade de elétrons que neles circulam.

Motores elétricos de corrente alternada

Os motores de corrente alternada contam com uma espécie de ímã, que, por sua vez, ao ser anexado têm a função de acionar o seu funcionamento por meio de movimentos giratórios do campo magnético formado.

Sendo assim, possuem, como grande diferencial, não necessitarem ser abastecidos por outros equipamentos elétricos. São comumente encontrados em itens comuns ao nosso convívio, tais como: esteiras, escadas rolantes, dentre outros itens que exigem um processo de movimentação.

Os motores elétricos de corrente alternada são subdivididos em: monofásico, trifásico, síncrono e assíncrono. Entenda mais sobre cada um deles abaixo.

Motor elétrico monofásico

Na divisão de motores de corrente alternada, encontramos os motores elétricos monofásicos.

A alimentação dele é feita com um condutor de fase, mas só quando a instalação não conta com uma rede trifásica disponível.

Por esse motivo, é fácil encontrar os motores elétricos monofásicos nas casas e em comércios, mas na indústria não são tão usados, porque eles possuem potências baixas que não ultrapassam 3KW.

Os motores elétricos monofásicos possuem uma construção simples e isso faz com que o seu custo seja mais baixo bem como seu reparo.

Por esse motivo, eles são encontrados em ventiladores, máquinas de lavar, bombas centrífugas, aspirador de pó e outros.

Para que ele inicie sua operação, é preciso que um componente auxiliar seja colocado, pois ele não possui capacidade para dar partida por conta própria.

Motor elétrico monofásico

Motor elétrico de corrente alternada trifásico

O motor trifásico também chamado de motor de indução é o mais encontrado nas indústrias, porque ele pode ser aplicado em esteiras rolantes, fresa, torno, mas também é possível encontrá-lo fora da indústria em escadas rolantes e elevadores.

Ele é largamente usado, porque apresenta um custo acessível em casos de manutenção, montagem e fabricação e, ainda, por ser mais simples quando comparado aos motores de corrente contínua.

Motor elétrico de corrente alternada trifásico

Motor elétrico síncrono

O motor elétrico síncrono se trata de um equipamento que funciona considerando uma única velocidade regular, seja qual for a quantidade de carga elétrica que nele circula. 

Por isso, é capaz de ser utilizado quando precisa-se ter potências elevadas em máquinas e equipamentos de naturezas industriais.

Motor elétrico assíncrono

Por sua vez, os motores assíncronos possuem como principal característica o fato de não possuírem uma simetria em relação à rotatividade de elementos como o estator. 

Tal cenário de diferença entre as velocidades faz com que este modelo, também por questões importantes como economia e alto desempenho, seja aplicado em empresas e indústrias de diferentes campos de atuação.

Motores elétricos de corrente contínua

Os motores elétricos de corrente contínua são caracterizados por apresentarem um fluxo de elétrons transcorrendo em um único sentido, passando do polo negativo para o polo positivo.

Possuem a versatilidade de serem aplicados tanto como motores quanto geradores de energia elétrica, sendo largamente utilizados em objetos como brinquedos,  eletrodomésticos, dentre outros.

Os motores elétricos de corrente contínua também apresentam subdivisões importantes de se considerar, sendo as principais o Motor Brushless e Motor de Passo. Saiba mais sobre eles abaixo.

Motor Brushless

Este motor possui a versatilidade de não necessitar de escovas para o seu funcionamento, sendo este elemento substituído por um conjunto de ímãs anexados ao seu rotor.

Isso, por sua vez, faz com que se torne mais produtivo, na medida em que gera mais potência que os demais modelos, além de ter uma baixa necessidade de manutenção e ser mais “discreto” por emitir um som menor.

Devido a estas e outras características importantes, o motor Brushless é facilmente aplicado a aparelhos mais leves, como drones e aeromodelos, por exemplo.

Motor de Passo

O motor de passo se caracteriza por ser um modelo que tem sua rotação diretamente ligada à uma variedade de campos eletromagnéticos que, por sua vez, são acionados de maneira eletrônica.

Esta ação faz com que, por exemplo, se tenha um desempenho destacado em relação a sua precisão, mostrando-se como um modelo recomendado para quando existe a necessidade de se ter uma boa resposta na aceleração dos motores.

Esse tipo de motor é comumente visto em situações que exigem uma alta precisão, tais como em impressoras tradicionais ou 3D, e em diferentes ocasiões onde o controle de posição necessita ser realizado de forma digital.

Motores elétricos universais

Os motores elétricos universais são aqueles que podem operar sendo abastecidos tanto pelas correntes alternadas quanto pelas correntes contínuas.

Por conta desta versatilidade, são capazes de produzir um torque em uma mesma direção, sendo, também, amplamente utilizados em equipamentos práticos de nosso cotidiano, tais como: aspiradores, furadeiras, máquinas de costura, dentre outros.

Qual motor elétrico industrial se adapta ao seu negócio?

Como existe tal divisão entre os tipos de motores elétricos, a melhor maneira de não errar é conhecer bem todos eles para depois escolher qual é o que melhor se adapta ao seu negócio.

Para isso, é indicado fazer uma avaliação a respeito de como o motor elétrico em questão será usado e onde será colocado. Além disso, deve ser levado em conta a necessidade da manutenção e quanta energia ele vai precisar para que suas funções sejam executadas com qualidade.

Escolha quem entende de motores elétricos!

Se você precisa de motores elétricos de qualidade, pelo melhor preço, a Rocha Motores é a melhor escolha!

Aqui você conta com profissionais qualificados e experientes para te ajudar na escolha do motor elétrico ideal para as suas necessidades!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções em motores elétricos!

Veja também

Motores GearBox
Motores especiais
Eletroímãs industriais
Motofreios
Motor Nema 56
Motores de Pontes Rolantes e Talhas
Motobombas Industriais
Bombas Industriais Flygt
Motores geradores

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais