Com todo o BOOM industrial e o impacto nos recursos que esta revolução causou, não é de admirar que estejamos passando por uma crise ambiental que merece ser levada em consideração.
A tecnologia tem sido consequência do desenvolvimento, mas pode servir, por sua vez, para evitar a deterioração do meio ambiente.
Atualmente,
a relação entre natureza e tecnologia deve ser entendida, e não
como algo oposto, como algo interconectado, para que ambas possam
colaborar sem se prejudicarem. A tendência busca antes o contrário,
como aliados, eles têm que trabalhar para se beneficiarem.
5
formas tecnológicas que ajudam a natureza
A
manipulação do funcionamento dos objetos e dispositivos atuais,
para adaptá-los e torná-los mais responsáveis com as
necessidades do ambiente e as novas alternativas de mudança com a
tecnologia verde, estão ajudando muito a mudar um cenário que se
espera difícil para o meio ambiente.
Existem
certos objetivos e maneiras pelas quais a tecnologia pode cuidar
melhor da natureza:
- Transformação digital: empresas e indivíduos estão reduzindo muito o uso de papel graças ao armazenamento em sistemas de memória e na nuvem. Correspondências, notas e agendas agora são arquivadas no mundo digital, ajudando a reduzir o desmatamento.
- Carros elétricos: um trabalho meticuloso tem sido feito para reduzir a poluição produzida pelos veículos, tornando-os cada vez mais sustentáveis. O volume de carros elétricos e híbridos aumentou e seus preços estão sendo reduzidos para incentivar esse tipo de consumo.
- Casas e edifícios inteligentes: tanto a casa como o local de trabalho consomem muita energia. A tecnologia agora está mudando isso, reduzindo muito, graças a novos dispositivos como termostatos e luzes inteligentes que escurecem apenas quando necessário. A automação residencial tem sido um aliado na economia de luz e gás graças ao grande controle que existe atualmente no que diz respeito ao consumo de energia. Hoje em dia é muito fácil aceder ao nosso smartphone não apenas para ver filmes e tv online, enviar emails, fazer reuniões de trabalho, mas também poder ligar e desligar as luzes da nossa casa ou do escritório de forma remota. Quem é que hoje não tem internet por satélite, dados móveis, wi-fi ou fibra em casa?
- Energias renováveis: as conhecidas energias limpas (solar, eólica, hidrelétrica) estão sendo cada vez mais promovidas e também muito mais eficientes. Seu design é mais atraente e acessível para facilitar essa mudança para o bem meio ambiente.
- Controle ambiental: a tecnologia é muito útil para garantir o cumprimento das leis e regulamentos que protegem o meio ambiente. Já existem drones que monitoram áreas de flora e fauna, aparelhos e sistemas que analisam o nível de poluição do ar, além de um controle tecnológico muito meticuloso que testa a qualidade de qualquer tipo de produto que chega ao mercado.
Tecnologia e meio ambiente são duas áreas mais relacionadas do que podemos imaginar
A natureza inspira avanços e inovação. Temos que encontrar uma forma em que a tecnologia seja parte da solução e não do problema e, se o meio ambiente nos deu os recursos que atualmente temos para melhorar nosso conhecimento e qualidade de vida, é bom que os usemos para cuidar dele.