Bem vindo a Rocha Motores!

Sustentabilidade: como a tecnologia ajuda o meio ambiente

sustentabilidade

Sustentabilidade: como a tecnologia ajuda o meio ambiente

Com todo o BOOM industrial e o impacto nos recursos que esta revolução causou, não é de admirar que estejamos passando por uma crise ambiental que merece ser levada em consideração.

A tecnologia tem sido consequência do desenvolvimento, mas pode servir, por sua vez, para evitar a deterioração do meio ambiente.

Atualmente, a relação entre natureza e tecnologia deve ser entendida, e não como algo oposto, como algo interconectado, para que ambas possam colaborar sem se prejudicarem. A tendência busca antes o contrário, como aliados, eles têm que trabalhar para se beneficiarem.

5 formas tecnológicas que ajudam a natureza

A manipulação do funcionamento dos objetos e dispositivos atuais, para adaptá-los e torná-los mais responsáveis ​​com as necessidades do ambiente e as novas alternativas de mudança com a tecnologia verde, estão ajudando muito a mudar um cenário que se espera difícil para o meio ambiente.

Existem certos objetivos e maneiras pelas quais a tecnologia pode cuidar melhor da natureza:

  • Transformação digital: empresas e indivíduos estão reduzindo muito o uso de papel graças ao armazenamento em sistemas de memória e na nuvem. Correspondências, notas e agendas agora são arquivadas no mundo digital, ajudando a reduzir o desmatamento.
  • Carros elétricos: um trabalho meticuloso tem sido feito para reduzir a poluição produzida pelos veículos, tornando-os cada vez mais sustentáveis. O volume de carros elétricos e híbridos aumentou e seus preços estão sendo reduzidos para incentivar esse tipo de consumo.
  • Casas e edifícios inteligentes: tanto a casa como o local de trabalho consomem muita energia. A tecnologia agora está mudando isso, reduzindo muito, graças a novos dispositivos como termostatos e luzes inteligentes que escurecem apenas quando necessário. A automação residencial tem sido um aliado na economia de luz e gás graças ao grande controle que existe atualmente no que diz respeito ao consumo de energia. Hoje em dia é muito fácil aceder ao nosso smartphone não apenas para ver filmes e tv online, enviar emails, fazer reuniões de trabalho, mas também poder ligar e desligar as luzes da nossa casa ou do escritório de forma remota. Quem é que hoje não tem internet por satélite, dados móveis, wi-fi ou fibra em casa?
  • Energias renováveis: as conhecidas energias limpas (solar, eólica, hidrelétrica) estão sendo cada vez mais promovidas e também muito mais eficientes. Seu design é mais atraente e acessível para facilitar essa mudança para o bem meio ambiente.
  • Controle ambiental: a tecnologia é muito útil para garantir o cumprimento das leis e regulamentos que protegem o meio ambiente. Já existem drones que monitoram áreas de flora e fauna, aparelhos e sistemas que analisam o nível de poluição do ar, além de um controle tecnológico muito meticuloso que testa a qualidade de qualquer tipo de produto que chega ao mercado.

Tecnologia e meio ambiente são duas áreas mais relacionadas do que podemos imaginar

A natureza inspira avanços e inovação. Temos que encontrar uma forma em que a tecnologia seja parte da solução e não do problema e, se o meio ambiente nos deu os recursos que atualmente temos para melhorar nosso conhecimento e qualidade de vida, é bom que os usemos para cuidar dele.

Comentários

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais