Bem vindo a Rocha Motores!

Análise de Vibração

analise de vibração de motores elétricos


Análise de Vibração


A análise de vibração é um meio eficaz de saber como está a performance dos seus equipamentos. Essa avaliação deve ser executada por todas as empresas, porque por meio dela, fica fácil descobrir os motivos que tem feito com que as máquinas não entregam o que se espera delas.

Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é a análise de vibração; quais são as causas que podem fazer com que um equipamento vibre mais do que o necessário; como é executada a análise e os benefícios que a empresa tem com a análise de vibração motores elétricos.

O que é análise de vibração?

A análise de vibração é um procedimento que objetiva verificar a presença de vibrações que as máquinas estão apresentando de maneira excessiva. Há um limite tolerável dessa vibração, porém quando ele excede o que foi determinado anteriormente, isso indica que o equipamento precisa de manutenção.

Quais são as causas que resultam em uma vibração excessiva?

Um equipamento deve ser submetido a análise de vibração quando ele não recebe a lubrificação adequada ou ela é feita abaixo do ideal; quando algum dos rolamentos apresenta problemas; quando a máquina está desbalanceada, desalinhada ou com o eixo empenado.

Quando a máquina apresenta falhas na parte elétrica, em polias e correias, está com folgas mecânicas ou, ainda, com problemas na engrenagem, ela precisará ser submetida a análise excessiva.

As causas que resultam na perda de eficiência do maquinário são inúmeras e os prejuízos que tais situações podem causar às empresas também são múltiplos. Sendo assim, a análise de motores elétricos deve fazer parte da rotina de manutenção preditiva a que os equipamentos são submetidos.  

 Como é executada a análise de vibração?

Para executar a análise, a Rocha Motores se vale de medições que são feitas periodicamente de um ou mais parâmetros. Com tais dados em mãos, comparamos os resultados apresentados pelas máquinas em que a ação está em execução.

Caso a máquina que está em processo de avaliação apresente parâmetros distantes dos considerados ideais, nossa equipe prontamente promove a substituição dos componentes da máquina, faz o rebobinamento, caso seja necessário e, ainda, verifica como está a vida útil dos elementos levando em consideração a manutenção preditiva.

A análise de vibração é executada com a ajuda de sensores que são posicionados nas máquinas e nos equipamentos de forma estratégica. Caberá a eles converter a energia mecânica de vibração em sinais elétricos.

Com essas informações em mãos, os profissionais especializados que trabalham na Rocha Motores darão um diagnóstico preciso sobre todos os equipamentos avaliados.

Quais são os benefícios que a análise traz?

Com a implantação da análise de vibração fazendo parte da gestão de manutenção preditiva, a empresa ganha em produtividade, porque os relatórios possibilitam o planejamento da execução e redução de gastos com as manutenções corretivas e/ou emergenciais.

Além disso, é possível ainda ter sempre à disposição a mão de obra e as máquinas, porque tanto a análise preditiva quanto as manutenções são executadas dentro de uma programação, assim elas não impactam no cotidiano das atividades da empresa.

Onde fazer a análise de vibração preditiva?

A Rocha Motores é o lugar ideal para que sua empresa faça a análise de vibração. Com 24 anos de experiência no mercado, nossa equipe está apta para atender empresas de todos os tamanhos e segmentos. Entre em contato e saiba mais!

 

 

 

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais