Bem vindo a Rocha Motores!

Impregnação de Verniz



Impregnação de Verniz


Você, que trabalha ou busca informações sobre o setor industrial, sabe a importância da impregnação de verniz para o funcionamento dos processos de produção? Têm a noção do quanto realizar este processo de forma correta pode impactar nos resultados finais destas empresas?

Se ainda não, tenha calma. Com este texto, você ficará por dentro deste assunto, pois, este tema será abordado de maneira clara, te explicando pontos como a serventia deste procedimento, sua importância no contexto da indústria, e demais questionamentos existentes nesta área.

O que é e para que serve a impregnação de verniz?

Sendo uma técnica voltada à manutenção de motores elétricos e motobombas industriais, a impregnação se faz fundamental para a garantia dos processos produtivos de uma indústria.

Isso porque age diretamente na prevenção de falhas específicas no processo de rebobinamento destes equipamentos. Nela, busca-se eliminar riscos como: pane elétrica, superaquecimento, dentre outros.

Quais são os tipos?

Muitas pessoas podem fazer perguntas do tipo: Quais são os tipos de impregnação utilizados? Como fazer uma impregnação de verniz a vácuo?

Basicamente, existem dois tipos de impregnação, cada um com suas características, sendo estes: Imersão e vácuo.

  • Imersão: Neste procedimento, as bobinas de equipamentos como os motofreios são submergidas em materiais como a resina ou verniz, para que estes entrem em contato com as ranhuras e retirem o excesso de ar. Após isto, o estator, que é o responsável por gerar as correntes elétricas, é colocado em estufa.
  • Vácuo (VPI- vacuum pressure impregnation): Sendo indicadas para motores de maior porte, os motores são anexados a tanques especiais, que, por sua vez, têm sua pressão aumentada com o objetivo de forçar, de igual  modo, o contato com as ranhuras dos motores, levando assim ao processo de cura destes.

Aqui, na Rocha Motores você encontra este e outros serviços com garantia e qualidade certificadas por nossos clientes.

Benefícios da impregnação

Como vimos, existem dois tipos de impregnação, sendo que ambos, com suas peculiaridades, têm seus pontos fortes a serem destacados.  Quando o assunto se volta ao modelo de imersão, por exemplo, os benefícios são: manutenção dos equipamentos, melhora de desempenho, dentre outros.

Por sua vez, quando nos referimos à impregnação do estilo a vácuo, existem alguns benefícios, tais como: evaporação e redução da incidência da umidade e o ar, potencialização do desempenho de isolamento, aumento da eficiência dos motores, e certificação de resistência das bobinas.

Importância do processo de impregnação

Gostou das informações que foram colocadas neste texto? Conseguiu perceber que esta ação contribui diretamente para os processos produtivos das indústrias, na medida em que buscam evitar as paradas nos motores elétricos?

Entre em contato conosco, e retire suas dúvidas com nossa equipe que está pronta para atender às suas necessidades. Venha conhecer nossas soluções para impregnação de verniz e outros serviços, e solicite seu orçamento.

 

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais