Bem vindo a Rocha Motores!

Isolamento com Material Classe F ou H

Isolamento com material classe F ou H


Isolamento com Material Classe F ou H


Isolamento com Material Classe F ou H: o que é e para que serve

Quando pensamos no bom funcionamento de equipamentos de uma indústria, principalmente os elétricos, o isolamento com Material Classe F ou H se torna um ponto importante a ser citado. Isso porque este processo está diretamente envolvido com o tempo de utilização destas máquinas.

O procedimento de isolamento térmico nada mais é do que a capacidade de um material de minimizar a entrada ou a saída de calor de um determinado objeto ou local.

Com isso, busca-se um equilíbrio capaz de retardar o processo de envelhecimento do maquinário, fazendo com que sua vida útil seja estendida e se evite problemas futuros como curtos-circuitos.

Classe térmica de isolamento: porque considerá-la?

A subdivisão das classes térmicas de isolamento tem por função, dentre outras coisas, fornecer um controle efetivo sobre o limite de produtividade que um determinado objeto pode ser encarregado.

As categorias inseridas nesta classificação são, de acordo com o grau de temperatura que suportam: Y, A, E, B, F, H, C. Entretanto, vamos dar destaque as categorias F e H.

Os materiais que são fabricados para realizar a isolação Classe F ou H, recebem uma classificação de acordo com a capacidade máxima de temperatura que podem ser submetidos sem que se percam suas características.

Isolamento com material classe F

Tendo por limite, de acordo com esta listagem, uma temperatura de 155º C, esta categoria engloba materiais como o amianto, fibras de vidro, dentre outros.

Nela, também podem ser incluídas junções de materiais que, por meio de conhecimento prévio, suportam igualmente a sua temperatura limite estabelecida.

Isolamento com material classe H

Diferentemente de outras classes inferiores, esta categoria pode suportar, segundo sua classificação, uma temperatura de 180º C.

Sendo assim, podemos considerar que, os materiais dessa classe apresentam maior resistência devido sua capacidade térmica elevada, o que faz com que sejam escolhidas com o objetivo de garantir a frequência dos processos produtivos sem interrupções.

Métodos de isolamento com Material Classe F ou H

Existem, basicamente, duas maneiras de se realizar o procedimento de isolamento com Material Classe F ou H.

Cada uma destas possui suas características específicas. São estas:

  • Impregnação: Neste procedimento, os espaços vazios são preenchidos com Material Classe F ou H, tendo o objetivo de reprimir a entrada de elementos como ar, poeira, dentre outros materiais que possam danificar o maquinário.
  • Revestimento: Aqui, os materiais são revestidos por substâncias que garantam um perfeito funcionamento do maquinário.

Isolamento com material classe F ou H de qualidade

Como podemos perceber, ter a noção de qual categoria de isolamento se enquadra determinado maquinário pode impactar significativamente nos processos produtivos de uma indústria, no sentido de garantir sua fluidez e continuidade.

Para que situações indesejadas como a parada de uma linha de produção sejam evitadas, torna-se necessário contar com fornecedores de produtos de qualidade, que, de preferência, possuam esta questão de informações sobre isolamento com material classe F ou H bem definidas.

Aqui, na Rocha Motores, você encontra estes e outros produtos e serviços com garantia e qualidade certificadas por nossos clientes.

Entre em contato conosco, retire suas dúvidas sobre isolação classe F ou H com nossa equipe que está pronta para te atender e solicite seu orçamento!

 

Contato

Endereço

R. Maj. Delfino de Paula, 1879
Bairro: São Francisco
CEP: 31255-170

Telefone

(31)3443-3703

Email

contato@rochamotores.com.br

Redes Sociais